segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aula de informática

Trechos do meu TCC

Os desafios trazido pela educação na atualidade, bem como a complexidade da realidade social que se reflete no contexto escolar, tem mobilizado a investimento em várias estratégias e recursos que favoreçam a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Dentre essas estratégias, algumas pesquisas citam a utilização de recursos tecnológicos diversos como: computadores, mesas eletrônicas e digitais dentre outros.
Um dos princípios fundamentais da Educação Inclusiva é o respeito pela diferença, o reconhecimento da diversidade como um valor da humanidade. É a diferença que enriquece os grupos, promove a tolerância e uma sociedade menos excludente. No contexto educacional escolar, este princípio se traduz na busca por uma educação que promova e atenda essa diversidade. Tal aspecto se traduz em objetivos pedagógicos bem direcionados e definidos. Esse objetivos pedagógicos não devem ser modificados, visto serem a base da formação humana e acadêmica a ser alcançada pela escola. O que deve ser “flexibilizado” ou seja, são as estratégias e técnicas pedagógicas utilizadas, que devem obedecer a esses objetivos e não o contrário.
O recurso tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas de ensino regular, contribuindo para um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem. Devido algumas dificuldades encontradas, a educação é mais do que nunca um dos maiores apoios para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida. O uso de computadores na educação mostra que as tecnologias possuem uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação alunos X professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa (aluno+professor).
Os alunos já chegam às escolas submersos pelas informações, pela tecnologia proveniente das mídias, da internet e dos games. Essas fontes são estimulantes, atrativas e é possível dizer que a tecnologia auxilia na educação, porém não podemos esquecer o papel do educador nesse processo. A televisão, a internet, o computador em si, trazem muitas coisas boas, mas também, por outro lado, informações inaproveitáveis e de difícil interpretação.
O papel do educador surge neste aspecto como facilitador, mediador entre as informações e os alunos, sendo um auxílio para que eles cheguem até o conhecimento científico, ultrapassando o senso comum. Diante desse quadro, é possível defendermos a utilização da informática como recurso pedagógico, tanto da internet, para a realização de pesquisas direcionadas pelo educador e para a comunicação por meio de e-mails, quanto no uso de softwares educacionais de diversos gêneros.

Segue abaixo fotos de uma das Aulas de Informática:














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